A relação entre os amantes da culinária com os alimentos é real e sem dúvidas é muito especial. O ato de cozinhar com amor, de ter um contato especial com a comida e de demonstrar seus sentimentos através dos pratos é incrível.
E foi assim que se desenvolveu a cozinha terapêutica, se desenvolveu pela necessidade de promover uma atividade que proporcione calma, que combata diversos problemas emocionais, diminuindo o estresse e a ansiedade já que na hora de cozinhar, geralmente, a pessoa se desliga de outros afazeres e se esquece dos problemas.
Quais são os benefícios da cozinha terapêutica?
Desenvolve a criatividade!
A criatividade se dá pelo ato do improviso. Na falta de algum ingrediente, deve-se usar a criatividade e criar novos pratos, criar novas possibilidades e sabores. Pode ser que o prato não saia como o planejado, porém será como uma terapia e irá desenvolver suas habilidades gastronômicas.
Afasta a ansiedade e depressão!
A cozinha terapêutica desliga as pessoas das preocupações e estresse, estreita laços e proporciona momentos de prazer.
Torna as pessoas mais pacientes!
Cada prato tem seu tempo para ficar pronto!! E apesar da pressa e da fome, sabemos que se tentarmos apressar o preparo o prato não ficará saboroso como deve ficar.
Isso nos torna seres mais pacientes e nos ensina que todos os processos duram o seu determinado tempo.
Aproxima as pessoas!
Cozinhar com companhia e dividir as tarefas, além de aproximar uns dos outros, pode desenvolver nas pessoas habilidades como autonomia e independência.
O ato de cada um desempenhar uma função e no fim o alimento se tornar magnífico proporciona momentos de alegria e união, tanto com a família quanto com amigos.
A cozinha e o ato de cozinhar são mágicos e proporcionam benefícios incríveis e que ajudam as pessoas a se desenvolver física e mentalmente. Proporcionam também novos aprendizados e tornam as pessoas melhores.
Comece agora, inclua a cozinha terapêutica em sua vida e adquira todos os benefícios que ela pode proporcionar!
Comentários